Contra fake news, a informação é o melhor remédio

A cidade merece, todos nós merecemos, virar esta página difícil que estamos vivendo e inaugurar um capítulo melhor em nossas vidas. 

Curitiba, que já foi tão moderna e admirada, hoje passa por um grande retrocesso, um obscurantismo, que temos que combater juntos. 

A melhor maneira para enfrentarmos a situação e mudarmos o panorama é a informação. Saber o que está acontecendo, conhecer os fatos e entender as situações nos dá condições para avaliar os melhores caminhos – e no atual contexto, os melhores candidatos. 

Mas com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, esta não é uma tarefa fácil. Canais de notícias suspeitos, mensagens por WhatsApp, conversas em redes sociais são muitas, mas não são boas fontes de informação. A gente precisa estar atento e saber diferenciar o que é verdade do que é fake news.

Uma notícia falsa multiplicada com ajuda do WhatsApp ou outra rede pode destruir reputações, afetar eleições, mudar o destino de várias pessoas. É um assunto muito perigoso que merece atenção redobrada em época de campanha eleitoral.

Fake news geralmente são montadas de forma muito escandalosa, para chamar atenção e fazer com que as pessoas a compartilhem. Pesquisadores chegaram à conclusão de que uma notícia falsa circula seis vezes mais que uma verdadeira. 

Um dos motivos que me fez presidir a Comissão que construiu o Marco Civil da Internet foi justamente poder garantir segurança e direitos para todos os usuários. 

A Justiça Eleitoral do Paraná lançou o Gralha Confere (www.gralhaconfere.tre-pr.jus.br), uma ferramenta de checagem que vai funcionar durante todo o período eleitoral, para esclarecer a população sobre o que é falso e o que é verdadeiro nas eleições. 

Mas lembre-se que o sistema não investiga notícias sobre candidatos, somente sobre o processo eleitoral. Se você tiver alguma dúvida sobre a nossa campanha e nossos planos para a Prefeitura, por favor, entre em contato, nós vamos ficar contentes em esclarecer assuntos, é o que queremos. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Endereço:
Rua Alberto Foloni, 1154 sala 22
Juvevê - Curitiba/PR

Contato:
contato@joaoarruda.com.br
(41) 99929-0054

PROPAGANDA ELEITORAL | MDB – PREFEITO: JOÃO ARRUDA; VICE: SHEILA TOLEDO – CNPJ 38.737.794/0001-43
Abrir Whatsapp
Fale com o João
Oi, aqui é o João, como posso te ajudar?