Se a gente parar para pensar, vai descobrir facilmente que a história da Educação é tão antiga quanto a história da Humanidade. A gente só chegou até aqui porque dedicamos todos os milênios que nos antecederam a aprender.
Aprendemos o que comer, como caçar, formas de proteção. Aprendemos a plantar e a colher. Aprendemos os benefícios do fogo e da água encanada. Conhecemos a guerra e aprendemos a paz. Aprendemos a ler e a escrever. Aprendemos sobre doenças e remédios. Aprendemos sobre problemas e soluções. Aprendemos sobre sonhos e realizações.
O aprendizado é uma viagem sem fim, que guia a Humanidade inteira, como um bloco único que divide o planeta e se desenvolve com o passar dos tempos. Mas também é uma viagem particular, que acompanha cada um de nós, proporcionando experiências muito singulares e surpreendentes.
Aprender é o que nos acontece quando nascemos. E é a última coisa que fazemos na vida. Viver é aprender.
A gente aprendeu que o ofício de quem se dedica à Educação ultrapassa as demandas oficiais e se estabelece na formação pessoal, na composição de caráteres, na instrução de comportamentos. Muitas vezes é em sala de aula que estudantes aprendem conceitos que deveriam vir estabelecidos de casa.
Professores e professoras trabalham muito mais do que seus salários pagam, ainda que recebessem o dobro, o triplo, o quádruplo, porque formam as pessoas que atuarão em nossa sociedade, porque marcam profundamente vidas e muitas vezes definem destinos. O que significa dizer que não há um bom futuro, sem Educação.
Meus cumprimentos sinceros a todos os professores. Todos mesmo! Porque se aprender faz parte do humano, ensinar é como ter uma pontinha do divino.
Parabéns a todos vocês!