Viver é aprender

Se a gente parar para pensar, vai descobrir facilmente que a história da Educação é tão antiga quanto a história da Humanidade. A gente só chegou até aqui porque dedicamos todos os milênios que nos antecederam a aprender. 

Aprendemos o que comer, como caçar, formas de proteção. Aprendemos a plantar e a colher. Aprendemos os benefícios do fogo e da água encanada. Conhecemos a guerra e aprendemos a paz. Aprendemos a ler e a escrever. Aprendemos sobre doenças e remédios. Aprendemos sobre problemas e soluções. Aprendemos sobre sonhos e realizações. 

O aprendizado é uma viagem sem fim, que guia a Humanidade inteira, como um bloco único que divide o planeta e se desenvolve com o passar dos tempos. Mas também é uma viagem particular, que acompanha cada um de nós, proporcionando experiências muito singulares e surpreendentes. 

Aprender é o que nos acontece quando nascemos. E é a última coisa que fazemos na vida. Viver é aprender. 

A gente aprendeu que o ofício de quem se dedica à Educação ultrapassa as demandas oficiais e se estabelece na formação pessoal, na composição de caráteres, na instrução de comportamentos. Muitas vezes é em sala de aula que estudantes aprendem conceitos que deveriam vir estabelecidos de casa. 

Professores e professoras trabalham muito mais do que seus salários pagam, ainda que recebessem o dobro, o triplo, o quádruplo, porque formam as pessoas que atuarão em nossa sociedade, porque marcam profundamente vidas e muitas vezes definem destinos. O que significa dizer que não há um bom futuro, sem Educação.

Meus cumprimentos sinceros a todos os professores. Todos mesmo! Porque se aprender faz parte do humano, ensinar é como ter uma pontinha do divino. 

Parabéns a todos vocês!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Endereço:
Rua Alberto Foloni, 1154 sala 22
Juvevê - Curitiba/PR

Contato:
contato@joaoarruda.com.br
(41) 99929-0054

PROPAGANDA ELEITORAL | MDB – PREFEITO: JOÃO ARRUDA; VICE: SHEILA TOLEDO – CNPJ 38.737.794/0001-43
Abrir Whatsapp
Fale com o João
Oi, aqui é o João, como posso te ajudar?